Reestruturação Preventiva

DIA DA CONSULTA ECONÓMICO-FINANCEIRA GRATUITA

Periodicamente a AMRE realiza o “Dia da Consulta Económico-Financeira Gratuita”, inscreva-se.

Marque uma consulta gratuita a realizar através da internet, enviando um e-mail para info@amre.pt formalizando o pedido, indicando eventuais questões especificas que pretenda ver abordadas e anexando os últimos três relatórios e contas da empresa.

Depois de analisarmos os relatórios e contas, e com a brevidade possível, iremos responder ao seu e-mail propondo uma data para a consulta gratuita com a duração de 1 hora que se irá realizar através de uma reunião telemática.

Um estudo da BCG (aqui) conclui que em circunstâncias normais (pré covid-19), num qualquer determinado instante, cerca de 1/3 das empresas está a passar por um declínio significativo da sua capacidade para criar valor para o acionista. E cerca de 1/3 dessas empresas não vai conseguir recuperar essa perda de valor nos 5 anos seguintes. O corolário é que a maioria das empresas deve reestruturar-se, pelo menos, de 5 em 5 anos.

Ainda segundo esse estudo o sucesso da reestruturação reside na elaboração de um Plano Formal de Reestruturação que concilie as perspetivas de curto-prazo com as de longo-prazo e que coloque o foco em 5 fatores determinantes:

  1. Criar um sistema objetivo e claro de permanente avaliação da situação da empresa;
  2. Reequacionar e redefinir o foco estratégico da empresa;
  3. Reduzir custos e complexidade;
  4. Afirmar uma cultura de disciplina, ritmo constante e ação determinada;
  5. Investir no digital.

Não é objetivo da consulta prestar um serviço de consultoria, mas tão somente sensibilizar para a reestruturação preventiva ajudando a caracterizar a situação genérica da empresa e a apontar caminhos para a sua melhoria. 

A reestruturação da empresa é uma excelente oportunidade para melhorar significativamente a geração de valor e as margens de lucro.

Como já foi referido, o sucesso de uma reestruturação depende, em grande medida, de um Plano Formal de Reestruturação que seja seguido de forma determinada, disciplinada e com um ritmo constante. O apoio para a elaboração de um Plano Formal de Reestruturação pode ser prestado por um Mediador de Recuperação de Empresas que tem competências oficialmente reconhecidas no apoio ao diagnóstico da situação da empresa e à elaboração de um Plano de reestruturação.